NUTRIÇÃO

Categoria: , ,

Nutrição

 

Coordenador(a) : Profa. Ma. Lucy Aintablian Tchakmakian

Estamos em um acelerado processo de mudanças e evoluções tecnológicas nas mais diversas áreas e segmentos. Dentre eles, pode-se destacar o ramo da alimentação e nutrição e suas influências diretas na qualidade de vida dos indivíduos e populações. E o nutricionista é o profissional preparado para atender a estas novas demandas do mercado e da sociedade, cuja formação se dá em torno da Ciência dos Alimentos, estudando seus nutrientes e suas relações com o homem, com o intuito de se manter, promover e/ou recuperar sua saúde.

Dessa forma, o curso de Nutrição da Unisa oferece um currículo amplo, formando profissionais capacitados e conscientes de suas atuações como profissionais de saúde, nos assuntos relativos à alimentação e nutrição. Em contrapartida, permite o aprofundamento e atualização nas diferentes áreas do saber, por meio de um elenco de disciplinas obrigatórias e eletivas, que proporcionam o conhecimento necessário para a adequada assistência nutricional.

O curso tem o objetivo de oferecer aos alunos a aquisição integrada de conhecimentos e de competências técnicas, formando nutricionistas com visão generalista, humanista e crítica, sempre pautados na ética pessoal e profissional. Serão profissionais capacitados para atuar com a segurança alimentar e a atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição estejam presentes, respeitando a realidade econômica, política, social e cultural da população atendida.

Para tanto, o curso de Nutrição da Unisa, possui docentes altamente capacitados e especializados nas diversas áreas, contribuindo com sua expertise, para a formação de novos profissionais, pautados em conteúdos teórico-práticos amplos e inovadores.

Na Unisa, o aluno encontra um ambiente que alia mais de 50 anos de tradição com a modernidade de uma Universidade com espírito inovador e que possui nota máxima no Ministério da Educação (5).

Mercado de trabalho

Cabe ao nutricionista:

  • Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição;
  • Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos, sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

O mercado de trabalho tem se expandido com a ocupação do nutricionista em todos os setores. Além das grandes e clássicas áreas de:

  • Nutrição Clínica (hospitais; clínicas especializadas; clínicas de transplantes; clínicas de quimioterapia e radioterapia; banco de leite humano; lactário; instituições de longa permanência para idosos; consultório/ambulatório);
  • Nutrição em Saúde Coletiva (políticas públicas de saúde; atenção básica em saúde – UBS, programa de saúde da família; creches e escolas, de ensinos fundamental e médio; vigilância em saúde);
  • Nutrição em Unidades de Alimentação Coletiva (refeições comerciais; alimentação do trabalhador; serviços terceirizados de alimentação; serviço de alimentação hospitalar; cestas básicas).

Novas áreas estão surgindo:

  • Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos alimentícios; informes técnico-científicos de produtos alimentícios; controle de qualidade; marketing nutricional;
  • Hotelaria: restaurantes em hotéis; alimentação marítima e catering);
  • Gastronomia: nas unidades produtoras de refeições;
  • Personal Diet: com atendimento em domicilio;
  • Home Care: assistência nutricional domiciliar;
  • Nutrição no Esporte: clubes esportivos; academias; diversos segmentos de atletas de alta performance;
  • Empreendedorismo: atuação em negócios próprios nos diversos segmentos de atuação).
  • Áreas de Ensino e de Pesquisa tem sido muito procurada e estão em franca expansão e ascensão.

Metodologia

O curso semipresencial da Unisa alia tendências tecnológicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com o aprendizado presencial. Desse modo, o curso de Nutrição possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do conhecimento por meio de diversos recursos como vídeos, mapas mentais, fóruns, animações gráficas, webconferências, estudo de casos, além de encontros presenciais semanais desenvolvidos por meio de metodologias ativas e de aulas práticas presenciais.

Neste contexto, além da modernidade do AVA e da metodologia ativa usada presencialmente, todos os estudantes contam com suporte permanente de tutores e docentes.

Encontros presenciais e aprendizado prático

Do primeiro ao quarto módulo, o estudante terá um encontro semanal obrigatório no Polo, aos sábados, das 8h às 12h. A partir do quinto módulo, o número de encontros presenciais poderá aumentar, de acordo com a natureza de cada disciplina. Contudo, a agenda de encontros será comunicada com antecedência.

As atividades práticas em laboratórios serão realizadas em módulos específicos nos Polos Educacionais, no dia do encontro presencial. Estas atividades têm a intensão de aproximar o estudante das práticas do ofício no âmbito da realidade do dia a dia profissional.

Estágio supervisionado curricular

No quarto ano, o estudante deverá realizar o estágio obrigatório curricular supervisionado, que acontecerá de segunda a sexta-feira, no período matutino e/ou vespertino.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.

(47) 3037-3068
Rua Hermann Hering, 573 – Bom Retiro – Blumenau – SC



Se interessou por este curso?

Forneça seu nome completo e e-mail abaixo e seja informado quando as matrículas forem abertas:



  • Compartilhe este curso: