• Data de Início 05/10/2020
  • Duração: 4 anos

FISIOTERAPIA

Categoria: , ,

Fisioterapia

Coordenador(a) : Prof. Dr. Sérgio Paulo Jozely de Souza    sjsouza@prof.unisa.br

O curso de Fisioterapia da Unisa é referência na área e prepara o aluno para todos os desafios do mercado de trabalho. O curso possui corpo docente qualificado e forma profissionais altamente capacitados para atuarem na promoção, prevenção e recuperação da saúde. Seu projeto pedagógico alia teoria à prática do início ao fim do curso, com matriz curricular moderna e inovadora.

Durante a graduação, o aluno ainda tem a possibilidade de participar de Ligas Acadêmicas e projetos de pesquisa, e ações que estão entre os pontos fortes do curso. Tanto é que a Universidade é representada por oito grupos de estudo cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para realização de atividades de pesquisa, atendimento à população e discussões sobre temas pertinentes, tendo como objetivo o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes.

A infraestrutura conta com laboratórios e Clínica-Escola, proporcionando excelente contato com as atividades práticas.

Ao se formar na Unisa, o estudante adquire pleno domínio para:

  • Reconhecer e executar técnicas de avaliação;
  • Estabelecer diagnósticos;
  • Objetivar, descrever, evoluir ou reavaliar o tratamento;
  • Analisar clínica e criticamente o resultado terapêutico;
  • Atuar de forma compatível com a necessidade real da saúde da população;
  • Ser um fisioterapeuta generalista dentro das diversas áreas e tipos de métodos e recursos profissionais;
  • Desenvolver senso ético.

Mercado de trabalho

A Fisioterapia ganha cada vez mais destaque na área da saúde. Com a graduação na Unisa, os alunos se tornam aptos a atuar em diversos níveis de assistência, com pleno domínio de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. Como o mercado está em constante expansão, são várias as possibilidades de trabalho: ambulatórios de fisioterapia, clubes e entidades esportivas, casas de repouso, centros de reabilitação, consultórios, empresas, postos de saúde, hospitais, atendimentos domiciliares e clínicas de estética.

Metodologia

O curso semipresencial da Unisa alia tendências tecnológicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o aprendizado presencial. Desse modo, o curso de Fisioterapia possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do conhecimento por meio de diversos recursos como vídeos, mapas mentais, fóruns, animações gráficas, webconferências, estudo de casos, além de encontros presenciais semanais desenvolvidos por meio de metodologias ativas e de aulas práticas presenciais.

Neste contexto, além da modernidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da metodologia ativa usada presencialmente, todos os estudantes contam com suporte permanente de tutores e docentes.

Encontros presenciais e aprendizado prático

Do primeiro ao quarto módulo, o estudante terá um encontro semanal obrigatório no Polo, aos sábados, das 8h às 12h. A partir do quarto módulo, o número de encontros presenciais poderá aumentar, dependendo da natureza de cada disciplina. Contudo, a agenda de encontros será comunicada com antecedência.

As atividades práticas em laboratórios serão realizadas em módulos específicos nos Polos Educacionais, no dia do encontro presencial. Estas atividades têm a intenção de aproximar o estudante das práticas do ofício no âmbito da realidade do dia a dia profissional.

Estágio supervisionado curricular

Durante o curso, o estudante deverá realizar o estágio obrigatório curricular supervisionado, que poderá acontecer de segunda a sexta-feira no período matutino e/ou vespertino, dependendo da área. Os estágios de Fisioterapia ocorrerão nas principais áreas de atuação do fisioterapeuta, e devem ser realizados durante o 7º e 8º semestres, nos módulos 13, 14, 15 e 16, respectivamente. O estudante sempre será comunicado.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.

(47) 3037-3068
Rua Hermann Hering, 573 – Bom Retiro – Blumenau – SC 





  • Compartilhe este curso: