LETRAS – PORTUGUÊS / INGLÊS (Licenciatura) – Conclua em 3 anos!
|
O Curso
Objetivo Geral
Formar profissionais com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo educacional e em espaços não escolares, promovendo o desenvolvimento das instituições de ensino e da sociedade, compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.
Mercado de Trabalho
Segundo as novas diretrizes governamentais os currículos dos cursos devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.
Público-Alvo
CH |
|
MÓDULO I – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO – 3 meses |
300 |
História da Educação |
40 |
Psicologia Aplicada a Educação |
40 |
Pensamento Critico e Comunicação |
40 |
Didática |
40 |
Sociologia e Filosofia da Educação |
40 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Desafios da Educação |
60 |
MÓDULO II – CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – 3 meses |
300 |
Projeto Pedagógico: Concepções e Fundamentos |
40 |
Vídeo Streaming e Software Educacional |
40 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS |
40 |
Currículo: Fundamentos, Cultura e Historia |
40 |
Pesquisa e Prática de Docência: Recursos Pedagógicos |
40 |
Gestão de Projetos |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Currículo e Tecnologias Educacionais |
60 |
MÓDULO III – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM COGNITIVA – 3 meses |
300 |
Psicomotricidade |
40 |
Neurociência e Aprendizagem |
40 |
Ética, Cidadania e Responsabilidade Social |
40 |
Educação e Criatividade |
40 |
Teorias da Aprendizagem |
40 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Neurociência e Aprendizagem Cognitiva |
60 |
MÓDULO IV – LINGUÍSTICA – 4 meses |
420 |
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas |
40 |
Linguística: das Teorias de Base à Linguística Textual |
40 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico |
60 |
Sociolinguística |
40 |
Análise do Discurso |
40 |
Crescimento e Desenvolvimento Humano |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Linguística |
60 |
Estágio Supervisionado em Planejamento e Observação do Espaço Escolar – Português/Inglês |
100 |
MÓDULO V – LÍNGUA PORTUGUESA – 4 meses |
400 |
Língua Portuguesa: Fonética, Fonologia e Morfologia |
40 |
Língua Portuguesa: Morfossintaxe – Termos da Oração |
40 |
Legislação da Educação Básica e Políticas Públicas |
40 |
Língua Portuguesa: Período Composto por Coordenação e por Subordinação |
40 |
Língua Portuguesa: Semântica, Estilística e Pragmática |
40 |
Estudos Socioantropológicos |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Língua Portuguesa |
60 |
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa: Ensino Fundamental |
100 |
MÓDULO VI – LÍNGUA INGLESA – 4 meses |
420 |
Inglês Instrumental |
40 |
Língua Inglesa: Fonética e Oralidade |
40 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental e Médio |
60 |
Língua Inglesa: Semântica, Pragmática e Práticas Discursivas |
40 |
Língua Inglesa: Morfossintaxe |
40 |
Direitos Humanos e Diversidade |
40 |
Projeto Multidisciplinar – Língua Inglesa |
60 |
Estágio Supervisionado – Língua Inglesa: Ensino Fundamental |
100 |
MÓDULO VII – TEORIA LITERÁRIA – 5 meses |
520 |
Texto e Imagem: Literatura Infanto-juvenil |
60 |
Teoria Literária |
60 |
Metodologias Ativas |
60 |
Fundamentos e Práticas de Ensino da Literatura: Ensino Fundamental e Médio |
60 |
Literatura Comparada |
60 |
Educação Profissional e Empresarial |
60 |
Projeto Multidisciplinar – Teoria Literária |
60 |
Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa e Inglesa: Ensino Médio |
100 |
MÓDULO VIII – LITERATURA – 6 meses |
600 |
Literatura Brasileira e Portuguesa: das Origens ao Romantismo |
60 |
Literatura Brasileira: do Realismo ao Modernismo |
60 |
Desenvolvimento Pessoal e Negociação |
60 |
Literatura Portuguesa: Realismo, Simbolismo e Modernismo |
60 |
Literatura Inglesa e Norte Americana |
60 |
Seminário Interdisciplinar |
60 |
Projeto Multidisciplinar Final de Letras e Trabalho de Conclusão de Curso |
240 |
Carga Horária Total |
3260 |